Monitorização das Ondas Guiadas

A inspecção das ondas guiadas é realizada a intervalos fixos de inspecção prescrita pelas regulações guvernamentais que as vezes são diferentes dos requisitos de manutenção. Visto que as ondas guiadas são um instrumento de avaliação, a monitorização guiada é requerida para fazers testes in-service antes de um encerramento planeado. Um intervalo amplo de tempo e depois disponível para planificar a que munutenção necessária funcione antes que o encerramento real aconteça.

 

            O sistema MsS tem um número de vantagens em comparação com o GUL Wavemaker e Teletest na monitorização de ondas guiadas. Visto que o sistema MsS baseia-se no sensor magneto-restrictivo (MsS), os beníficios da monitorização de onda guiada a grande distância com o sistema MsS são:

 

· As sondas MsS são muito mais baratas do que as sondas piezoeléctricas.

· A sonda é leve (menos que 0.5 kg por um tubo com um diâmetro de 61 cm), assim que o trabalho da instalação é fácil a um nível alto.

· Fácil de instalar nas estructuras para monitorização

· Não existem límites para a medida do tubo porque as sondas MsS são directamente feitas no sítio com o material.

· É necessário um espaço de acesso de 25 mm em redor do tubo em monitorização permanente.

· As sondas MsS funcionam bem às temperaturas elevadas até  500°C.

 

 

Na monitorização MsS de ondas guiadas, a sonda MsS é permanentemente instalada numa região sensível à corrosão da estructura; dados básicos são obtidos; a estructura vem examinada periodicamente; e os dados periódicos são comparados com os dados básicos para identificar câmbios estructurais com o tempo.

 Os méritos da monitorização MsS de ondas guiadas em comparação com  a inspecçaõ são:

· Obenção rápida de novos dados com as sondas instaladas

· Os dados saõ adquiridos da mesma localização das sondas

· As pequenas mudanças na condição podem ser detectadas prontamente fazendo uma comparação com os dados básicos e com os dados monitorizados periodicamente

· Encontra os defeitos na fase incipiente e os crescimentos nas características geométricas como, por exemplo, soldadura, suporte, acessório, etc.

· Não precisa remover o isolamento ou escavar o solo para a instalação da sonda, excepto pela primeira vez

· Permite os testes in-service em alta temperatura ou linha de alta altitude.

· Concede tempo suficiente para os trabalhos de manutenção e reduz o tempo total de encerramento