Vantagens do Teste com Ondas Guiadas




        A grande vantagem do teste com ondas guiadas é que a onda guiada ultra-sónica viaja ao longo do cumprimento axial do tubo com baixa atenuação. Os outros testes NDT como UT, RT e ET são técnicas locais através das quais a área testada é limitada à área da instalação da sonda. Ainda mais, visto que as ondas guiadas axialmente simétricas cobrem a espessura total da parede do tubo e propaga-se na direcção axial, a técnica pode examinar 100% do volume da parede do tubo para identificar e localizar os pontos de corrosão, erosão, falhas ou outros defeitos. A verificação volumétrica reduz significativemente o tempo e os custos de insepcção.

A onda guiada propaga-se através da parede do tubo tendo as seguintes vantagens: 

1. Os cumprimentos extensos do tubo podem ser examinados oferecendo informações         completas com respeito ao estado de integridade em curto tempo.

2. As localizações inaccessíveis podem ser examinadas: interface entre a terra e o ar, interface entre o cimento e o ar (se o cimento não for ligado ao tubo), penetração na parede, tubos subterrâneos, cruzamento dos tubos com as vias, etc.


3. O cumprimento extensor do tubo pode ser examinado com várias localizações de acesso para instalar a sonda com ondas guiadas e para testes de follow-up se indícios forem encontrados. Reduz significativamente o tempo de preparação para a instalação de um andaime com tubos de alta altitude, removendo a isolação do tubo isolado e escavando o tubo subterrâneo. 


4. Os tubos com temperaturas de funcionamento elevadas (até 500 °C) podem ser examinados ou monitorizados durante a operação normal sem remover as linhas de rastreamento térmico. 

        A soldadura ao longo do tubo tem alguns papéis muitos importantes no controle à longa distância com ondas guiadas. É um reflector importante que gere ecos com amplitudes entre 10% e 30% em função da frequência fundamental da onda guiada utilizada pelo teste, e da espessura da soldadura em relação com a espessura da parede do tubo. Ainda mais, as soldaduras utilizam-se como referência na avaliação da dimensão dos defeitos em termos da área da secção transversal e para as avaliações através do metódo da mudança de fase. Os sinais recepcionados das soldaduras são utilizados também para determinar a distância máxima de inspecção para os testes com ondas guiadas.